Foto: Wallace Teixeira
O choro de um Guerreiro! Você deu um exemplo de coragem e dedicação Washington. |
O mundo do futebol ficou mais triste neste 13 de Janeiro de 2011. Depois de 17 anos anos de carreira, muitos gols, títulos e principalmente amor ao esporte, Washington mais conhecido como "Coração Valente" se despediu do futebol.
O atacante do Fluminense decidiu que era a hora de parar, depois de passar por grandes clubes, sempre fazendo seus gols e superando problemas de sáude. Ele que convive com problemas cardíacos e com diabetes decidiu colocar um ponto final em sua vitoriosa carreira.
Começou no Caxias-RS, Internacional, Paraná, Ponte Preta, Fenerbahce da Turquia até chegar ao Atlético-PR. Aí começou a reviravolta em sua vida, pois ao chegar ao clube paranaense ele foi reprovado nos exames médicos. Precisou ser submetido a um cateterismo. Todos achavam que era o fim. Menos Washington!
Com o apoio do Atlético-PR ele se recuperou e deu a volta por cima. Mais que isso: quase levou o clube ao título brasileiro em 2004. Mais foi o goleador máximo daquele ano, atingindo a marca de 34 gols. Maior artilheiro de um campeonato brasileiro em uma única edição, marca difícil de ser superada.
Depois disso foi jogar no futebol japonês, onde fez 62 gols jogando por Tókio Verdy e Urawa Red Diamonds. Em 2008 decidiu voltar ao Brasil e acertou com Fluminense, onde mais uma vez foi artilheiro do campeonato brasileiro ao marcar 21 gols. Ajudou também a levar o Flu ao vice campeonato da Libertadores.
Com o sucesso conquistado no Fluminense foi contratado pelo São Paulo onde apesar marcar muitos gols, não obteve o sucesso esperado e acabou retornando ao Fluminense no meio de 2010. Logo na sua volta ao clube engrenou um sequência de 8 gols marcados pelo tricolor carioca.
Depois ficou 15 rodadas sem marcar, um jejum enorme para quem sempre está acostumado a balançar as redes. Mais mesmo assim ajudou o Fluminense a ser campeão brasileiro depois de 26 anos na fila de espera.
E ontem foi o último ato de Washington como jogador profissional. Em uma entrevista emocionante, o "Coração Valente" anuncionou o fim de sua carreira! Preferiu sair de cena com um vencedor, um grande artilheiro! Escolha acertada na minha opinião, mais que com certeza vai deixar um imensa tristeza naqueles que o admiravam.
Apesar de não ter sido um atacante sensacional como Romário, Ronaldo, Edmundo e outros, Washington deixou seu nome marcado na história do futebol brasileiro. Mais que isso: deixou para o mundo um exemplo de vida a ser seguido. Boa sorte Washington! Você vai deixar saudades!
Nenhum comentário:
Postar um comentário