Foram sete anos de sofrimento desde o fatídico ano de 2003, quando pela segunda vez em sua história o Bahia foi rebaixado. Sofrimento que a torcida do Bahia não imaginava que seria tão grande e demorado.
O que parecia ruim ficou pior: fomos parar na terceira divisão, na época o porão do futebol brasileiro. Não conseguiu ser pior porque pelo menos nosso rival nos acompanhou nesta vergonhosa e inimaginável queda.
Passamos dois anos na série C, até que em 2007 conseguimos sair do buraco mais na raça do pela qualidade. Mais o que interessa é que saímos! Até hoje me emociono ao ver as imagens daquele jogo que o Charles marcou nos acréscimos. Quanta emoção e sofrimento!
Aí ficamos os anos de 2008 e 2009 brigando entre a zona intermediaria e do rebaixamento. Conseguimos nos manter, mais isso é muito pouco para um time com a história e tradição do Bahia. Sem falar que ficamos, ou melhor estamos na há anos sem levantar uma taça.
Mais a história começou a mudar em 2010. Renato Gaúcho chegou e sua frase não me sai da cabeça: vamos acordar um Gigante adormecido! Aí começava a saga da volta do Esquadrão a elite do futebol brasileiro.
Chegamos a final do campeonato baiano e mais uma vez fomos derrotados. Algumas pessoas já começaram a desconfiar que seria mais um ano como outro qualquer: Bahia lutando para continuar na série B.
Mais o que se viu foi outra história. A torcida tricolor desde o inicio apoiou o clube, jogando junto com os atletas e fazendo bonito nas arquibancadas. O clube passou por alguns percalços pelo caminho. Perdemos algumas partidas de forma vergonhosa. Quem não se lembra do Icasa?
Aí veio o Grêmio e levou o nosso treinador. Ali muitos pensaram que era o inicio do fim, mais veio o Márcio Araújo e conseguiu dar uma nova cara ao time e recuperando o bom futebol do inicio da competição.
Aí fomos contando rodada a rodada, a hora de soltar o grito que estava preso na garganta: Bahêa, time de primeira. Depois de tanto sofrimento finalmente o Bahia voltou ao seu verdadeiro lugar. O torcedor foi recompensado por todos os anos em que esteve ao lado do time, nos piores momentos da história tricolor.
Eis que o ano de 2011 se inicia e quando pensávamos que o tricolor voltaria a dar as cartas no cenário estadual e até quem sabe no nacional, o que vimos é um time fraco e sem comando! Perdemos para adversários fracos, perdemos para o rival lá no Barralixo, antigo Barradisney depois de cinco anos.
A torcida que sempre foi o diferencial do Bahia vem abandonando o clube, não comparece para apoiar o time. Tudo bem que os ingressos estão caros para o futebol apresentado, mais o Esquadrão precisa da ajuda do seu torcedor.
Amanhã é dia de Ba-Vi e é hora de começar a mudar o rumos dos últimos acontecimentos. É dia do torcedor do Bahia mostrar sua força mais uma vez e apoiar o Esquadrão como sempre fez. Vamos mostrar que o Bahia é maior do que tudo e todos!
Depois de tanto tempo sofrendo nas divisões inferiores, é hora do Bahia voltar a ser protagonista! E de ser protagonista a "Torcida de Ouro" de 2010 entende!
Nenhum comentário:
Postar um comentário